terça-feira, 25 de novembro de 2008

Funções e Responsabilidades no Project Office

Neste post iremos apresentar as principais funções e responsabilidades do Project Office.

Definir e manter metodologias e padrões

Deve-se definir ou manter as políticas, normas, processos e procedimentos que serão utilizadas nos projetos. Também deve ser criado os modelos dos seguintes documentos: planos, wbs, cronogramas e relatórios dos projetos.
Não sabe o que é WBS ? clique aqui!


Manter as Ferramentas

Escolher as ferramentas que serão usadas no ambiente corporativo (repositório de metologias, documentos, etc.), as ferramentas operacionais de planejamento e  controle ( WbsChartPro, MSProject ), Bases de conhecimento, etc.


Capacitação

Treinamento nas metodologias e ferramentas que serão utilizadas. Para auxiliar a capacitação, pode ser solicitadas consultorias e o aprendizado através das "lições aprendidas".


Controle

Pode ser feito através de acompanhamento do desempenho dos projetos, Auditoria ( levantamento das informações usando sistemas de gestão, contratos, etc. ), Consolidação e divulgação dos indicadores do projeto( painel executivo )


Gestão de Recursos

As suas principais funções são: apoio a seleção e contratação, planejamento do desenvolvimento, controle do desempenho.


Outras Funções

Suporte administrativo, Apoio a start-up de projetos, Apoio a projetos com problemas.

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